♥♥♥ Olá! Sejam todos bem-vindos! ♥♥♥
Tradutor!

♥ Clima

0 comentários



♥ Relevo do Brasil

0 comentários




♥ Saiba o que é a savanização

3 comentários

Fonte de imagem: Web

♥ África: Aspectos naturais

2 comentários


Quadro natural da África

O relevo africano é formado por estruturas geológicas muito antigas e é predominantemente composto por planaltos que em razão do constante processo de erosão ao longo dos milhares de anos apresentam-se hoje bastante planos. Ao norte do continente encontramos a cadeia do Atlas. Ao sul da cadeia do Atlas, localiza-se a meseta desértica do Saara e, mais a sul o grande planalto centro-africano. A leste encontra-se o Grande Vale do Rift, com grandes depressões e altas montanhas, entre as quais o Kilimanjaro. A sudeste, encontra-se o maciço do Drakensberg. Ao longo do litoral, situam-se as planícies costeiras.





Monte Kilimanjaro, monte mais alto do continente africano com 5.895 metros.



O Nyiragongo (à direita) e o vulcão próximo Nyamuragira (à esquerda) são juntos responsáveis por 40% das erupções vulcânicas históricas da África.


O clima de quase todo o continente africano é quente, pois quase três quartos do continente estão situados na zona intertropical do planeta, apresentando, por isso, temperaturas elevadas com pequenas variações anuais. Podemos distinguir os seguintes tipos climáticos: equatorial, tropical, tropical de altitude, semi-árido, desértico e mediterrâneo.



A hidrografia do continente africano é marcada pela presença de lagos e rios. Alguns rios atravessam áreas desérticas possibilitando a vida ao longo de suas margens, como o Nilo com mais de 6.650 km de comprimento sendo o mais extenso da África e segundo maior do globo em extensão e o Níger com 4.200 km de extensão. Há também o rio Congo, segundo maior do globo em volume de água e o segundo da África em extensão com 4.371 km, apresenta em seu trecho áreas planas e encachoeiradas sendo aproveitado tanto para navegação quanto para geração de energia hidrelétrica. Por estarem localizados em regiões tropicais e equatoriais esses rios são sempre muito extensos e volumosos.



Rio Nilo

Rio Congo


A vegetação africana espalha-se ao longo do território, de acordo com a distribuição das chuvas. Na zona equatorial quente e muito úmida encontramos a presença da floresta equatorial (vegetação perene, latifoliada, densa e alta) , já na zona tropical, com estação seca bem marcada, encontramos a savana (plantas rasteiras e pequenas árvores), em áreas de clima semi-árido encontramos as estepes ( gramíneas). Nas áreas de clima desértico encontramos uma vegetação xerófita (plantas com caules carnudos para armazenar água e folhas reduzidas a espinhos). No extremo norte e no litoral mediterrâneo, as formações vegetais mediterrâneas (maqui e o garrigue), e em alguns trechos de maior altitude encontramos a vegetação de montanha (arbustos).

Savana


Floresta tropical úmida


Deserto do Saara


Fonte de imagens: Web

♥ Amazônia

0 comentários
Novo Telecurso






♥ Região Norte

0 comentários
Imagem Web

Curiosidades nortistas!


  • Com seus 3.869.637,9 km² de área, se a região Norte fosse um país seria o sétimo maior país do mundo.

  • A região Norte abriga a maior rede hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica.

  • A Serra dos Carajás que se localiza no Estado do Pará, está entre as maiores jazidas minerais do mundo.

  • A Ilha do Bananal, no Estado de Tocantins, é a maior ilha fluvial do mundo.

  • A cidade de Belém é uma das cidades com maior nível de precipitações pluviais do mundo.

  • A região Norte é a menos habitada do Brasil.

  • Em geral, na região Norte a culinária é elaborada à base de peixes em especial na forma de caldeiradas.

  • A região Norte contém a maior reserva biológica do mundo: a Floresta Amazônica, com um terço das espécies do planeta.

  • O fenômeno da "pororoca", na Ilha de Marajó, onde o Rio Amazonas encontra com o Oceano Atlântico, atrae anualmente muitos surfistas.

♥ Mapa Político da África

4 comentários


Atividade para colorir!


♥ Paralelos e meridianos

2 comentários
Sistema de coordenadas geográficas

O conjunto de linhas imaginárias traçados sobre mapas e globos, forma um sistema de coordenadas geográficas, que permite localizar com exatidão qualquer ponto na superfície terrestre.


Os paralelos são os círculos menores que, como a própria palavra indica, são paralelos à linha do Equador que divide a Terra em duas partes diferentes (hemisfério norte e hemisfério sul). Os paralelos também limitam as zonas terrestres.

















Os meridianos são os círculos maiores que passam pelas regiões polares e estão perpendiculares ao equador. O principal deles, por convenção, é o de Greenwich que divide a Terra em duas partes iguais (hemisfério oriental ou leste e hemisfério ocidental ou oeste).



















Fonte: imagens retiradas da Web

♥ Europa: atividades

3 comentários
Aspectos físicos da Europa

1) Descreva a Europa do ponto de vista físico e histórico.


2) Escreva a posição geográfica da Europa.


3) Relacione as penínsulas do mapa abaixo e identifique os países que as formam.






Penínsulas/países

A ____________________________/_____________________________

B ____________________________/_____________________________

C ____________________________/_____________________________

D ____________________________/_____________________________

E ____________________________/_____________________________



4) Identifique o relevo europeu conforme as características citadas:


a) Situado entre a Espanha e França, onde está localizado o país de Andorra.

___________________________________________

b) Encontrado na Península Itálica.

___________________________________________

c) Separa a Europa da Ásia.

___________________________________________

d) Situado entre o mar Negro e o mar Cáspio serve de divisa entre a Europa e o Oriente Médio.

___________________________________________

e) Cadeia montanhosa que tem a forma de um arco e atravessa vários países: França, Alemanha, Itália e Suíça.

___________________________________________


5) Relacione a coluna corretamente:

(A) Rio Volga
(B) Rio Reno
(C) Rio Danúbio

( ) Mais importantes rio europeu, pois permite transporte de matérias-primas e produtos industrializados. Nasce nos Alpes Suíços, atravessa o Lago Constança, passa por um pequeno trecho da França, liga a grande região industrial da Alemanha e desemboca no Mar do Norte (na Holanda). Junto a sua desembocadura encontra-se o Porto de Roterdã.

( ) Mais extenso rio europeu com 3.688 Km de extensão, nasce do Planalto de Valdai, atravessa a planície russa e desemboca no Mar Cáspio.

( ) Atravessa Alemanha, Áustria, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Sérvia, Montenegro, Bulgária e Romênia. Banha as cidades de Viena, Budapeste e Belgrado. Sua foz fica na fronteira entre Romênia e Ucrânia.


6) Faça a correspondência entre o tipo de clima e a vegetação existente na Europa.

(A) Clima Polar
(B) Clima Temperado Oceânico
(C) Clima Temperado Frio
(D) Clima Temperado Continental
(E) Clima Mediterrâneo

( ) Tundra
( ) Estepes
( ) maquis e garrigues
( ) florestas quase totalmente destruídas
( ) floresta boreal



♥ Europa: aspectos físicos

21 comentários

Aspectos físicos da Europa


A Europa possui uma área de 10,3 milhões de km², é limitado ao norte pelo Oceano Glacial Ártico, a oeste pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Mar Mediterrâneo, pelo Mar Negro, pelas montanhas do Cáucaso e pelo Mar Cáspio, e a leste, pelos Montes Urais e pelo Rio Ural.

A Europa inclui também as Ilhas Britânicas, a Islândia e várias ilhas e arquipélagos menores, espalhados pelo Atlântico, Mediterrâneo e Ártico. Três nações transcaucasianas (Armênia, Azerbaijão e Geórgia), cujos territórios se estendem até a Ásia, são consideradas integrantes do continente europeu.

O litoral europeu é bastante recortado e apresenta cinco grandes penínsulas — Ibérica, Itálica, Balcânica, Escandinava e da Jutlândia — e várias ilhas e arquipélagos, entre os quais as Ilhas Britânicas, a Islândia, Córsega, Sardenha, Sicília, Creta, os Açores e Madeira.

Na parte central do continente o relevo é basicamente de planície e ao sul encontramos os maciços antigos:Pireneus, Alpes, Apeninos, Cárpatos e Cáucaso cujas montanhas são altas, e com picos cobertos por neves eternas.

Possui muitos rios de pequena extensão e baixo volume de água, em sua maioria são navegáveis o que facilita o transporte e a gricultura, pois contribui muito para o desenvolvimento econômico dos países desse continente. Podemos destacar os rios: Reno, Sena, Ródano, Volga e Danúbio.

O clima de quase toda a Europa é Temperado podendo ser encontrados os tipos: Temperado oceânico no oeste e centro do contiente, Temperado frio ao norte e Temperado continental na parte centro-sul, como também o clima Mediterrâneo ao sul e na Zona Polar Ártica, no extremo norte, predomina o clima polar.

Diversos tipos de vegetações podem ser encontradas ao longo do continente. As principais são: tundra, floresta boreal, floresta temperada, estepes e vegetações mediterrâneas como maquis e garrigue.


♥ Europa: um continente

0 comentários


O continente europeu
 

No conjunto de terras chamado Velho Mundo, a Europa, do ponto de vista físico ou geológico, é apenas uma pensínsula da Ásia. Porém, do ponto de vista histórico-social a Europa é um continente, pois ao longo dos séculos desenvolvu uma uma cultura que a diferencia inteiramente da Ásia.

Desde o século XV, quando inciciou sua expansão marítimo-comercial na direção do continente americano e do centro-sul do contiente africano, a Europa passou a desempenhar um papel fundamental em todo o espaço mundial. Isso porque os europeus impuseram sua cultura aos povos dominados, graças ao uso de armas que eram carregadas com pólvora, explosivo conhecido apenas na Europa e na Ásia.

É portanto, a história dos povos que habitam essa península que justifica a expressão continente europeu. E foi em sua porção oeste, ou ocidental, que se iniciou a expansão em direção ao oceano Atlântico e ao resto do mundo.




Fonte: Trecho de texto retirado do livro Geografia Crítica de J. William Vesentini e Vânia Vlach, volume 3 - Geografia do mundo industrializado.

♥ Linhas geográficas imaginárias

2 comentários

Principais Paralelos e principal Meridiano



1) Observe o mapa e complete:



a)As ______________________________________________ foram criadas para efeito da divisão cartográfica.

b) Os ________________________ são linhas paralelas ao Equador. Eles são em número de 180 e a partir deles é possível determinar as latitudes.

c) Os principais paralelos que circundam o globo terreste são: ____________________, _______________________, ________________________, ___________________, _______________________.

d) A ____________________ e o ______________________ são os principais paralelos que passam pelo Brasil.

e) A linha do Equador divide a Terra em dois hemisférios: ___________________ e ________________.

f) Os __________________________ são linhas perperdiculares ao Equador. São em número de 360 e a partir deles é possível determinar as longitudes.

g) O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: _____________________ e ______________________.

h) Os hemisférios em que o Brasil possui terras são o _________________________ e __________________________.