Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Passeio


Cachoeira do Teotônio

Ontem, domingo, fui passear na Cachoeira do Teotônio com a minha família. Fomos relembrar alguns bons momentos que passamos por lá e rever belas paisagens.





Para quem não conhece, a Cachoeira do Teotônio está localizada no Estado de Rondônia, a 27 km do centro da cidade de Porto Velho. Fomos pela BR-364 sentido Rio Branco/AC de carro. Lá há uma pequena vila de moradores que vivem da pesca. Ao chegarmos, fomos logo ver as paisagens do lugar, que há muito tempo não visitávamos.






A cachoeira do Teotônio é a maior e a mais importante do rio Madeira. Ela é formada pela queda violenta das correntezas no trecho onde o rio Madeira se alarga. No mês de setembro, há a Piracema, quando milhares de peixes de variadas espécies e tamanhos nadam e vão ao encontro da correnteza para desovar. Almoçamos em um dos restaurantes da vila, e o cardápio foi peixe frito com baião, farofa e pirão. Estava muito gostoso!



Além de matar as saudades, fomos também nos despedir, pois com a construção das usinas hidrelétrica de Jirau e Santo Antônio, pelo governo federal para gerar 6.450 megawatts de energia (metade da capacidade da Usina de Itaipu), essa paisagem infelizmente será inundada e não será mais como sempre foi.



Ao ver esses peixes, meu pai relembrou dos campeonatos de pesca esportiva de que participava e que ainda hoje acontece todos os anos, na segunda semana do mês de setembro. Por isso, essa imagem trouxe boas recordações. Foi muito legal.



Se alguém ficou com vontade de conhecer, venha visitar logo, pois dentro de alguns meses essas paisagens não mais existirão.

Um comentário:

Elisa no blog disse...

Oi Patrícia,
Vou comentar aqui em vez de no meu blog.
Que lugar lindo, gostaria de conhecer um dia.
Gostou das flores de lótus, que bom, elas são muito lindas.
Postei sobre Tanabata há duas horas atrás, mas no seu blog aparece como 10 horas atrás? Serão coisas do fuso horário?
beijos,
Elisa