Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Cartografia


As várias maneiras de 
representar o espaço

Mapa
Um mapa é um desenho que retrata um lugar ou uma determinada porção do espaço em um certo momento e a sua finalidade é facilitar a nossa orientação nesse espaço e aumentar o nosso conhecimento sobre ele. O mapa nos mostra uma área de um determinado ângulo, ou seja, é uma imagem desse lugar visto de cima.


Convenções cartográficas e legenda

As convenções cartográficas são símbolos ou desenhos especiais que servem para representar os objetos e torná-los f
acilmente entendidos. Para explicar o significado de cada símbolo em um mapa torna-se necessário a criação de uma legenda. O mapa é um meio de informação que pode ser lido e interpretado a partir de sua legenda nos fornecendo dados para descobrirmos fatos de qualquer área mapeada.





Escala
A escala cartográfica é uma proporção matemática, isto é, uma relação numérica entre o tamanho dos objetos representados no mapa e a realidade dos objetos que ele representa, para isso utilizamos o sistema de medidas de distâncias, ou seja, o milímetro (mm), o centímetro (cm), o decímetro (dm), o metro (m), o quilômetro (km), etc...
Existem duas formas de representar a escala em um mapa: a forma numérica e a forma gráfica:

  • A forma numérica indica a quantidade de vezes que um desenho foi reduzido e pode ser escrita de duas maneiras: por uma fração ordinária ou com um sinal de divisão.
  • Na forma gráfica podemos efetuar as transformações de dimensões gráficas em dimensões reais sem a necessidade de efetuarmos cálculos, nos dando uma idéia imediata das distâncias aproximadas entre os lugares, no entanto, para a sua construção torna-se necessário o emprego da escala numérica.





Plantas e os globos

A p
lanta é um tipo especial de mapa, normalmente representa um área pequena como uma fazenda, um terreno, um bairro, etc...




 

 O globo é a representação mais fiel da superfície da Terra representando-a com maior exatidão, pois sua forma esférica imita o formato do nosso planeta.


Fontes:
Texto adaptado dos livros: Vesentini, José Willian, Geografia Crítica, 1996; e Educação de Jovens e Adultos - EJA, 2008.

Imagens Web

6 comentários:

Viviane Patrice disse...

OI amiga, tem selinho pra ti no meu blog... passa lá p pegar, bjs

Anônimo disse...

Gostei legal mais ageita a ortografia
bjss

carol disse...

procurei feito doida uma planta de bairro como a do seu blog, que felicidade ter encontrado ! é perfeita para meus alunos do 2ºano fundamental! obrigada!

TÊ disse...

A dorei a forma clara e precisa como expõe o assunto
Beijão.
Ah! Lenbrando a anônimo que é AJEITA.

BETA disse...

Olá Patrícia pesquisando na net achei seu blog que será de grande valia para mim pois estou cursando o sexto período de pedagogia e neste semstre estou estudando metodologia de história e geografia nos anos inicias do fundamental, seu blog é fofo.Um forte abraço, venha me visitar:http://bloggrilofalante.blogspot.com.br/

Ana Carla disse...

Olá Patricia visito sempre seu blog, acho ele muito interessante e adoro o modo como você expõe o assunto e as atividades.