Pesquisar este blog

domingo, 11 de outubro de 2009

Professor da EJA



Sugestões de atividades

Sônia Couto, coordenadora do Instituto Paulo Freire, lista algumas práticas essenciais ao profissional que trabalha com Educação de Jovens e Adultos. Abaixo postei seu texto e fiz algumas adaptações para a Georafia.

  • Valorizar os conhecimentos do aluno, ouvir suas experiências e suposições e relacionar essa sabedoria aos conceitos teóricos.
  • Dialogar sempre, com linguagem e tratamento adequado ao público.
  • Perguntar o que os estudantes sabem sobre o conteúdo e a opinião deles a respeito dos temas antes de abordá-los cientificamente. Dessa forma, o educador mostra que eles sabem, mesmo sem se dar conta disso.
  • Compreender que educar jovens e adultos é um ato político e, para isso, ele deve saber estimular o exercício da cidadania.


Trabalhando com músicas

Usar CDs ou instrumentos ou ainda apenas a voz: cantar com os alunos, ler e interpretar as letras com eles, incentivá-los a ilustrar essas letras, associar as músicas aos conceitos tratados nas aulas.

Músicas que “dão a aula por nós”: alguns exemplos

Tema: migrações internas
Música: A Triste Partida
Autor: Patativa do Assaré

Tema: colonização sul-americana
Música: Fruto do Suor
Autor: (...) interpretação – Raíces de América

Tema: recursos naturais; ciclo da água
Música: Planeta Água
Autor: Guilherme Arantes

Tema: astronomia, ecologia
Música: Xixi nas Estrelas
Autor: Guilherme Arantes

Tema: astronomia, o Sistema Solar, movimentos dos astros
Música: Canto do Povo de um Lugar
Autor: Caetano Veloso

Tema: o planeta Terra
Música: Terra
Autor: Caetano Veloso

Tema: extrativismo animal – a pesca
Música: Minha Jangada
Autor: Dorival Caymi

Tema: agricultura, solo, recursos naturais
Música: Cio da Terra
Autor: Milton Nascimento

Tema: os animais, ecologia
Música: As Baleias
Autor: Roberto Carlos

Tema: pluralidade cultural, o meio urbano e o meio rural
Música: Rancho Fundo
Autor: (...) interpretação – Chitãozinho e Xororó, entre outras tantas...


Trabalhando com imagens e mapas
  • Conhecer as regras básicas da Cartografia
  • Conhecer minimamente as diferenças entre os mapas físicos e os políticos
  • Trabalhar com mapas que tenham maior significação para seus alunos
  • Estudar minimamente os conceitos da Geografia
  • Valorizar a história dos alunos

Fonte: Revista Nova Escola
Fonte de imagem: Web

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bom que haja pessoas como você.
Educar é acreditar que ainda existe esperança para o ser humano.

SYlvio.

silviocarneiro2@gmail.com