Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Região Nordeste: Atividade com Música

O Último Pau de Arara
Raimundo Fagner

Composição: Venâncio / Corumba / J.Guimarâes





LETRA

A vida aqui só é ruim
Quando não chove no chão
Mas se chover dá de tudo
Fartura tem de montão
Tomara que chova logo
Tomara meu Deus tomara
Só deixo o meu cariri
No último pau-de-arara (bis)

Enquanto a minha vaquinha
Tiver o couro e o osso
E puder com o chocalho
Pendurado no pescoço
Eu vou ficando por aqui
Que deus do céu me ajude
Quem sai da terra natal
Em outros cantos não pára
Só deixo o meu cariri
No último pau-de-arara (bis)


1) A música: O Último Pau de Arara fala sobre qual região brasileira?

2) Escreva o que você conhece sobre essa região.

3) Segundo a música, qual é o principal problema enfrentado pelos moradores dessa região?

4) No trecho: " só deixo o meu cariri no último pau de arara", escreva o que este verso demonstra.

5) Qual é a única solução que o sertanejo, segundo a música, encontra para melhorar a sua condição de vida e de sua família?

6) A migração de sertanejos para outras regiões do país é exclusivamente fruto da seca. Você concorda com esta afirmação? Por quê?

7) O que poderia ser feito para melhorar ou mesmo solucionar os problemas dessa região?

2 comentários:

lindyjesusteama disse...

trabalho com eja fiquei encantada com assuntos,e o seu trabalho com muito carinho.me ajudou muito em sala de aula DEUS te abencõe.

Anônimo disse...

Seu blog é muito interessante, sempre me recorro a ele em busca de atividades e conteúdos.
Abraço!!!