Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Região Nordeste do Brasil



Sub-regiões nordestinas

O Nordeste é uma região bastante diferenciada, apresentando muitos contrastes internos sejam eles naturais, humanos ou econômicos. Para efeito de estudo costumamos dividir a região em quatro zonas de acordo com o clima, vegetação e situação econômica. Observe o mapa:





Zona da Mata: É a principal sub-região nordestina: a mais povoada, a mais industrializada e a mais urbanizada. Corresponde ao trecho situado entre o Rio Grande do Norte e o Sul da Bahia. No passado, essa área era recoberta pela floresta Tropical Atlântica (Mata Atlântica), de onde se extraiu muito pau-brasil e mais tarde a área foi devastada para o cultivo da cana-de-açúcar. A economia da Zona da Mata pode ser classificada em três núcleos:
  • Litoral Açucareiro – estende-se do Rio Grande do Norte até a parte setentrional da Bahia. Economicamente conserva a tradição da época colonial, pois sua principal atividade é a monocultura de cana-de-açúcar, hoje com modernas usinas que produzem açúcar e álcool, com maior ênfase nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. A principal cidade é Recife.
  • Recôncavo Baiano – Aqui situa-se a cidade de Salvador e sua área metropolitana. Economicamente apresenta a cultura do fumo e da cana-de-açúcar. A extração de petróleo e indústrias petroquímicas são umas das maiores riquezas. A principal cidade é Salvador.
  • Sul da Bahia – a principal atividade econômica é o cultivo do cacau, em grandes propriedades monocultoras. As principais cidades são Itabuna e Ilhéus.

Agreste: É a região compreendida entre a Zona da Mata e o Sertão. Por ser uma região intermediária, as chuvas não são tão escassas como no Sertão e sua economia está baseada na agricultura(policultuara comercial) e pecuária(criação de gado) de subsistência.

Sertão: É a maior sub-região nordestica e é caracterizada pelos longos períodos de estiagem (seca) que castigam a região, abrange a área que vai desde o Ceará até a Bahia, apresenta clima tropical semi-árido e vegetação de caatinga, com as típicas cactáceas.

Meio Norte ou Zona dos Cocais:
Trata-se de uma zona de transição entre o Sertão semi-árido e região equatorial. Nessa região há o predomínio de vegetação de palmáceas, destacando-se o babaçu e a carnaúba.

Atividades

1) Responda as questões:

a) Quais as sub-regiões do Nordeste?

b) A Zona da Mata é a principal sub-região nordestina. Você concorda com esta afirmativa? Por quê?

c) Escreva quais são os núcleos econômicos da zona da mata e em quê cada um deles se baseia.

d) Em quê se baseia a economia do Agreste?

e) Quais as características naturais do Sertão?

f) Escreva sobre a Zona dos Cocais.


2) Coloque V se a afirmativa for verdadeira ou F se for falsa:

( ) O Meio-Norte é formado pelo estado do Maranhão e parte do estado do Piauí.
( ) O Sertão é a maior sub-região nordestina.
( ) A maior parte da cana-de-açúcar produzida na região Nordeste é plantada no Agreste.
( ) No Sertão predominam as áreas de lavouras comerciais.
( ) A Zona da Mata ocupa área de vários estados nordestinos, entre eles o Rio Grande do Norte.
( ) O Agreste fica situado entre a Zona da Mata e o Sertão.
( ) No Agreste predomina a associação de policultura e criação de gado.
( ) No Meio-Norte predominam as grandes lavouras comerciais.
( ) O maior produtor nordestino e brasileiro de cacau é a Bahia.

3) Pinte, com cores diferentes, as sub-regiões nordestinas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog me ajudou muito,mas eu vou fazer uma pergunta que não está relacionada ao Blog ,eu tenho um Blog mas eu não estou conseguindo entrar como eu faço como eu entro como eu encontro o login para entrar?

Anônimo disse...

shoooooooou tia patrici tenho 12 anos e gostei muito, minha mae diss que vc é show!!!agoro eu vou tirar nota dez bjus