Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Europa: um continente



O continente europeu
 

No conjunto de terras chamado Velho Mundo, a Europa, do ponto de vista físico ou geológico, é apenas uma pensínsula da Ásia. Porém, do ponto de vista histórico-social a Europa é um continente, pois ao longo dos séculos desenvolvu uma uma cultura que a diferencia inteiramente da Ásia.

Desde o século XV, quando inciciou sua expansão marítimo-comercial na direção do continente americano e do centro-sul do contiente africano, a Europa passou a desempenhar um papel fundamental em todo o espaço mundial. Isso porque os europeus impuseram sua cultura aos povos dominados, graças ao uso de armas que eram carregadas com pólvora, explosivo conhecido apenas na Europa e na Ásia.

É portanto, a história dos povos que habitam essa península que justifica a expressão continente europeu. E foi em sua porção oeste, ou ocidental, que se iniciou a expansão em direção ao oceano Atlântico e ao resto do mundo.




Fonte: Trecho de texto retirado do livro Geografia Crítica de J. William Vesentini e Vânia Vlach, volume 3 - Geografia do mundo industrializado.

Nenhum comentário: