Pesquisar este blog

sábado, 6 de novembro de 2010

Porto Velho

Geografia de Porto Velho


Porto Velho é a capital e o maior município, tanto em extensão territorial quanto em população, do Estado de Rondônia. Está localizada ao norte do estado entre a Planície Amazônica e o Planalto Sul-Amazônico (Planalto Central Brasileiro), no vale do rio Madeira. Sua área é de 34.068,50 km², sendo maior que os estados de Sergipe e Alagoas.

Seu relevo é pouco acidentado, não apresentando grandes elevações ou depressões, com variações de altitudes que vão de 70 metros a pouco mais de 500 metros. Na área urbana a altitude está proxima de 100 metros.

O clima é o Equatorial quente e úmido com temperatura anual média superior a 24ºC. No período de Dezembro à março ocorrem muitas chuvas e de junho à agosto seca com a presença de massas de ar polar que derrubam a temperatura em periodos de poucos dias.


As Três Caixas D'água


A vegetação é composta nas partes mais altas de extensas áreas de Cerrado e nos vales e encostas, predominam formações Florestais Amazônicas. Ocorrem, ainda, grandes áreas de transição entre o Cerrado e a Floresta. Domina a Floresta Ombrófila Aberta Submontana (46%), apresentando ainda: Vegetação de Contato Savana/Floresta Ombrófila (18,3%), Savana Arborizada (8,8%), Savana Densa (8,05%), Savana Parque (7,8%), Floresta Ombrófila Densa Submontana (6%), Savan Gramínea-Lenhosa (1,6%), e outras.


Rio Madeira


Sobre a hidrografia o principal rio que banha o município vem da Bolívia, o Rio Madeira maior afluente do rio Amazonas. Dois lagos se destacam pela sua importância biológica: Lago do Cuniã, com 104 mil hectares, na reserva biológica de Cuniã, e Lago Belmont, no rio Madeira. Os Principais afluentes do rio Madeira são: Rio Abunã, Rio Mutum-Paraná, Rio Jacy-Paraná, Rio Candeias do Jamari e Rio Ji-Paraná.

Fonte de texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Velho

Nenhum comentário: