Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de março de 2011

Meios Naturais de Orientação

Orientação pelos astros

Os astros sempre tiveram uma importância enorme para a orientação e para localização dos pontos cardeais,
Norte, Sul, Leste e Oeste, e pode ser muito fácil encontrá-los quando se tem o hábito de observar o céu.


O Sol

O Sol sempre nasce a Leste e se põe no Oeste, daí fica fácil descobrir os outros pontos cardeais.

A Lua

A Lua tem o mesmo movimento, de leste para oeste, que o Sol. Para orientar-se pela Lua, deve-se seguir o mesmo procedimento da orientação pelo Sol.


Estrela Polar




Para quem está no hemisfério norte do planeta, que inclui a América do Norte, América Central, Europa, Ásia e a parte norte da África, , uma estrela chamada Polar que nunca sai do lugar. Essa estrela não nasce de um lado e nem se põe do outro, porque ela está bem na direção do eixo de rotação da Terra, sobre o Pólo Norte. Por causa de sua posição, alguém que observe a Estrela Polar tem a impressão de que todas as outras estrelas giram ao redor dela. Se nos colocarmos de frente para a Polar, encontramos o Norte e, então, às nossas costas temos o Sul, à direita o Leste e à esquerda o Oeste.


Cruzeiro do Sul




Nós, que estamos no hemisfério sul, podemos usar como referência, à noite, o Cruzeiro do Sul basta prolongar o braço maior da cruz quatro vezes e meia, a partir do pé da cruz e traçar uma linha imaginária até o horizonte que você encontrará o Sul. Desta forma, atrás de você estará o Norte, à direita o Oeste, e à esquerda o Leste.



Links:http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=800&sid=3
http://www.cne-escutismo.pt/recursos/orientacao/orient_lua.htm
Imagens: Web

3 comentários:

Frederico Ozanam disse...

O seu blog é muito bom, já utilizei várias atividades do seu blog. Sou Professor de Geografia. Obrigado.

Anônimo disse...

Ah! finalmente eu encontrei o que eu estava procurando. Às vezes é preciso muito esforço para encontrar ainda pequena peça de informação útil.

Anônimo disse...

ahh!! eu gostei muito do seu blogo me fez como se eu fosse professora mas entao,me ajudou a fazer uma atividade no caderno de desenho .e me lembrei até que enfim eu posso comentar nao comentava há anos.kkkkkkkk