Pesquisar este blog

domingo, 25 de abril de 2010

A África em poema

Texto e atividade
África: Um Continente Esquecido Por Deus

Quando eu falo da África,
Falo de sofrimento.
Quando eu cito a África,
Cito o esquecimento.
Continente pilhado, dividido
E ocupado pelos países Europeus.
Milhões de africanos escravizados,
Parece que foi esquecido por Deus.
Genocídio em Ruanda.
Ebola no Gabão.
Tirania em Uganda,
Fome e guerra civil no Sudão.
Rivalidades étnicas, lutas coloniais.
HIV devastadora, diamantes, grupos rebeldes,
Falta de prosperidade e paz.
Pobre continente africano!
Pilhado, dividido, ocupado
E arrasado pelos Europeus.
Criancinhas morrendo de fome,
Parece que foi esquecido por Deus.
Autor: Sérgio Ricardo Dos Santos Gomes

O que você sabe?

a) Qual foi a última reportagem que você viu, leu ou ouviu sobre alguma região africana?

b) De que forma a colonização européia provocou mudanças na sociedade e na geografia africana?

c) Quais problemas existem na África citados pelo autor?

d) Comente o último verso escrito pelo autor: "Parece que foi esquecido por Deus".

e) No poema há um verso que diz: "Genocídio em Ruanda", pesquise quais são as raízes dessa guerra, quem são os envolvidos e que consequências ela trouxe para o país?


Fonte de imagem: Web




10 comentários:

Anônimo disse...

Amei este post
Bjs
Liz

CEM disse...

Africa: Um continente que se esqueceu Deus

Marlene disse...

Gostei muito desse poema, copiei ele no meu blog tbem, parabéns seu blog é muito bom. Visite o meu, ok. Marlene.

Maria Helena disse...

Patrícia,
As atividades sobre a Africa são maravilhosas.
Maria Helena

luciane disse...

Oi Adorei o poema mais as perguntas nao tem o gabarito.gostaria de saber se é possivel obter o gabarito das perguntas acho muito importante e interessante .

Obrigada
Luciane Rosario..

Anônimo disse...

Você poderia mandar as respostas para essas perguntas abaixo do poema? Pois estou com a folhinha idêntica a página e foi a professora que passou, tenho que ler e responder as questões você pode me ajudar?

Nahan disse...

Se eu fosse uma criança negra eu odiarei ter vindo desse continente "esquecido por Deus".

Que poema horrível, quem lê pensa que na África só existe desgraça.

Tomem cuidado para mostrarem isso para alguém, se não derem um contraponto positivo do continente, pode causar um estrago.

Nahan disse...

Que poema horrível, quem lê pensa que na África só existe desgraça.

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog e principalmente do poema que explica muito bem o que acontece com a Africa, e muito triste saber que crianças passam fome enquanto outras jogam fora comida. Bjs....
AMEI SEU BLOG...

yuri disse...

eu gostei muito desse texto porque ele fala sobre a africa e eu acabei de fazer um trabalho com esse texto e eu mim comovi pois achei o poema muito lindo e muito verdadeiro,e assim como eu mim comovi eu acho que todos que vêrem o poema vai se comovê.uma salva de palmas para o alto:sérgio ricardo dos santos gomes