Pesquisar este blog

domingo, 28 de junho de 2009

EJA


Educação de Jovens e Adultos

No Blog E.J.A. na minha vida da professora Shuly Marina do Nascimento li este texto que gostei muito. Resolvi postá-lo, pois traz boas reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos.

Não trate alunos de EJA como crianças

Edição 221 | 04/2009
Editado por Beatriz Vichessi (novaescola@atleitor.com.br)
Pessoas com mais de 15 anos - mesmo na condição de alunos - não são crianças crescidas. Da mesma forma que, no trabalho, um senhor de 50 anos não ouve do chefe "Vamos fazer um relatório bem bonitinho", ele não deve vivenciar situações como essa na escola. O trato infantilizado é um dos motivos da evasão nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nasce com a ideia equivocada de que se deve dar ao estudante, jovem ou adulto, o que ele não teve quando criança. Por causa disso, é preciso também mudar a abordagem e, muitas vezes, o conteúdo. Trabalhar com material didático infantil sem levar em conta as expectativas de aprendizagem e os conhecimentos prévios é um equívoco com a mesma raiz. A EJA tem de ser encarada como um atendimento específico, que pede um currículo próprio. Só assim o grupo vai aprender e tomar consciência do que está fazendo. Se o educador quiser abordar a origem do ser humano, deve tratar o tema de forma adulta, com respeito à diversidade religiosa - sem se desviar das propostas curriculares - e aprofundar a discussão científica, mais do que faria numa turma de crianças. E, embora a necessidade de respeito à vivência prévia valha para todos os alunos, seja lá qual for a idade deles, no caso de jovens e adultos essa é mais uma premissa fundamental. Cantigas e parlendas - usadas na alfabetização dos pequenos - podem ser substituídas por poesias, mais apropriadas para os leitores mais velhos.
Consultoria Sandra Medrano, coordenadora pedagógica do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária, em São Paulo, SP.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/modalidades/infantilizar-estudantes-eja-432129.shtml

3 comentários:

Teresa Carneiro disse...

oi amiga ...estou tentando postar comentarios no educar e nao consigo!!!
...passando para deixar um beijo carinhoso e um desejo de um excelente domingo!bjs no coração!teresa

Elizabeth disse...

Oi Patricia seu blog está excelente
Parabéns!
Elizabeth

S.Marina disse...

OI AMIGA OBRIGADA POR POSTAR EM SEU BLOG ALGO QUE POSTEI NO MEU, POIS HOJE 14/03/2010 COPIEI ALGUNS ARTIGOS DO SEU BLOG LÁ NO MEU TAMBÉM, COM OS CREDITOS E CLARO BEIJOKASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS E SINTA-SE SEMPRE A VOTADE EM COMPARTILHAR TUDO SOBRE A EJA
SHULY MARINA