Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Biosfera

O espaço da vida

A vida na Terra é possível graças a energia proveniente do Sol e a existência de três sistemas: a atmosfera (o ar), a hidrosfera (a água) e a litosfera (a terra) que juntos tornam possível a vida tal como a conhecemos. A esse espaço da superfície da Terra com condições adequadas de ter vida, damos o nome de biosfera.





A biosfera é constituída por um conjunto de ecossistemas, no qual há uma cadeia alimentar com vegetais e animais dependendo uns dos outros e ainda uma forte interação entre estes seres vivos e o meio ambiente (o solo, o ar, o clima, as águas, etc...), que interligados dependem uns dos outros.

A interação entre os seres vivos e os fatores que constituem o meio ambiente como a temperatura, a umidade, as condições do solo, etc, varia nas diferentes regiões da superfície terrestre constituindo paisagens naturais com características que as distinguem umas das outras formando os grandes ecossistemas da Terra. A esse conjunto de diferentes ecossistemas que possui certo nível de homogeneidade damos o nome de bioma.

Nenhum comentário: