Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Principais órgãos da ONU

Organização das Nações Unidas

Imagem retirada da internet

A ONU - Organização das Nações Unidas é uma organização internacional, fundada em 24 de outubro de 1945, com o objetivo de assegurar a manutenção da paz mundial e promover os direitos fundamentais dos seres humanos. Conta hoje com 193 países-membros é composta por várias agências e ainda por cinco órgãos principais. São eles:

Assembleia Geral: órgão deliberativo com espaço para discussão de assuntos que afetam a vida de todos os habitantes do planeta. Todos os países-membros possuem direito a um voto.

Imagem retirada da internet
  
Conselho de Segurança: órgão decisório composto por 15 membros, 5 desses membros tem cadeira permanente e possuem poder de veto.  São eles: Estados Unidos, Inglaterra, França, Rússia e China.

 Imagem retirada da internet

Conselho Econômico e Social: órgão coordenador do trabalho de todas as instituições que integram o Sistema das Nações Unidas formulando recomendações e iniciando atividades em várias áreas.


 Imagem retirada da internet

Secretariado: órgão de prestação de serviços a outros órgãos das Nações  Unidas administrando programas e políticas que elaboram.

Imagem retirada da internet

Corte Intenacional de Justiça: órgão judiciário das Nações Unidas, composto por 15 juízes, que busca a resolução de conflitos entre os Estados.

Imagem retirada da internet

 Assista o vídeo a seguir e conheça um pouco mais sobre o trabalho da ONU


Nenhum comentário: