Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Níveis de desenvolvimento no mundo

Atividade

1) Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:

(     ) O subdesenvolvimento é uma situação socioeconômica caracterizada por dependência econômica e grandes desigualdades sociais.

(     ) O socialismo quase desapareceu (com exceção de Cuba e Coreia do Norte), por isso não tem mais sentido a regionalização ou divisão do mundo em países de primeiro, segundo e terceiro mundo.

(     ) Os países subdesenvolvidos estão à margem do sistema capitalista, na condição de fornecedores de matérias-primas e mão de obra barata, por isso eles também são chamados de países do norte.

(     ) Antes de serem países desenvolvidos, Inglaterra, França, Bélgica e Alemanha passaram pelo subdesenvolvimento.  

(     ) Neste século, a principal contradição da ordem mundial é o conflito Leste × Oeste, isto é, entre os países ricos e os países pobres.  


(     ) Pode-se afirmar que a condição de subdesenvolvimento e dependência econômica do Brasil tem raízes históricas relacionadas, principalmente, à colonização.

(     ) Os países subdesenvolvidos também são conhecidos como países do sul.

(     ) Entre os países emergentes podemos citar os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.


(     ) O IDH é um índice muito usado atualmente para definir o nível de desenvolvimento socioeconômicos dos países. Esse índice é calculado com base em Três indicadores: a educação, a saúde e a renda.


(     ) O IDH apresenta apenas o grau de desenvolvimento econômico dos países.

(     ) Elevado consumismo, alta produtividade rural e crescimento demográfico moderado são características de países em desenvolvimento.
   
Gabarito: V, V, F, F, F, V, V, V, V, F, F.


Nenhum comentário: