Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de maio de 2017

O que é uma pirâmide etária?


Pirâmide Etária



Pirâmide etária é um gráfico de barras superpostas que tem a finalidade de analisar a distribuição da população de um determinado lugar por faixa etária e por sexo.
                                           
Sua organização ocorre em torno de um eixo onde encontramos barras horizontais representando a quantidade de pessoas conforme suas idades. De um lado do gráfico estão as barras que representam os homens e do outro lado estão as barras que representam as mulheres.
Por meio da análise desse gráfico é possível conhecer a evolução da população facilitando a elaboração do planejamento das políticas públicas.

Por exemplo, ao se analisar uma pirâmide e verificar que a população de idosos está aumentando pode-se por meio de políticas públicas tomar medidas sobre o aumento de gastos com os sistemas públicos de saúde e previdência social. 
Há ainda a possibilidade de se fazer projeções futuras, e se nestas projeções se constatar que a população de jovens irá diminuir corre-se o risco da falta de mão de obra para o mercado de trabalho no futuro e novamente a tomada de medidas será necessária.


Tipos de pirâmides etárias

Pirâmide jovem: de base muito larga e topo muito estreito, típicas de países subdesenvolvidos onde encontramos elevada taxa de natalidade e baixa expectativa de mortalidade. A população encontra-se concentrada nas faixas mais jovens de até 19 anos.
Como exemplo podemos observar o modelo abaixo:



Fonte:Adaptado de US Census Bureau



Pirâmide adulta: de base média, corpo largo e topo ainda estreito, típica de países em desenvolvimento onde encontramos uma queda na taxa de fecundidade e um leve aumento da expectativa de vida. A população encontra-se concentrada nas faixas mais adultas de 20 até 59 anos.Logo abaixo, temos um modelo como exemplo:

Fonte:Adaptado de US Census Bureau




Pirâmide envelhecida: de base mais estreita, corpo e topo largo em comparação com as demais pirâmides, típica de países desenvolvidos, onde encontramos um predomínio da população adulta e uma quantidade de idosos bem mais expressiva concentrada nas faixas de 60 anos ou mais. Veja o modelo desse gráfico logo abaixo:



Fonte:Adaptado de US Census Bureau



Pirâmide rejuvenescida: de base larga, corpo estreito e topo largo, típica de países desenvolvidos que com incentivos à população conseguiram aumentar a taxa de natalidade. O gráfico abaixo é um exemplo, veja:

Fonte:Adaptado de US Census Bureau

Nenhum comentário: